20 de agosto de 2010

Visita a São Fco do Sul em dezembro 2009 -

São Francisco do Sul é uma das cidades mais antigas de Santa Catarina, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhois por volta de 1553 . Não existem provas de que teria sido um dos pontos onde em 1504 a expedição de Binot Paulmier de Gonneville teria aportado.

Em 1640, Gabriel de Lara, "Alcaide mór, Capitão mór, Povoador da villa de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá", com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a 3 de dezembro de 1641 a villa de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.
Em 1658, Manoel Lourenço de Andrade, acompanhado por casais portugueses e paulistas, chegou a São Francisco, com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. Já em em 1660 obteve autonomia municipal, quando foi elevada à categoria de vila.
A glória da fundação do primeiro estabelecimento catarinense atribuem os historiadores, tanto a Andrade como a Lara, segundo o livro Colonização do Estado de Santa Catarina - Dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negócios do Estado - 1917.
Finalmente em 1847 é elevada a categoria de cidade




Armas antigas no museu do Forte São Fco.
Forte Marechal Luz

Forte Marechal Luz.Situado no litoral norte, o Forte Marechal Luz dista apenas 15 km do Centro Histórico da Ilha de São Francisco, e constitui-se num dos pontos de mais rara e expressiva beleza do litoral norte catarinense. A fundação do forte ocorreu durante o ano de 1909, sobre as ruínas do antigo forte, visando a fortificação militar daquela região, sob a direção do tenente "Alberto Eduardo Becker". Em novembro de 1915, ocorreu a implantação da 5ª Bateria Independente de Artilharia de Costa, tendo como seu primeiro comandante o tenente Victor Francisco Lapagesse. Excursionando forte à dentro, os turistas trilharão por uma estrada de barro, que dá acesso ao Morro João Dias, onde em seu topo, encontra-se uma bateria de artilharia de costa, composta de quatro canhões Armstrong , dois 120mm QF(Quick Fire) e dois 152mm BL( Breach Loading)e datados 1893 na cunha , em reparo naval , originados do Cruzador Benjamin Constant ( notas do Maj. Alvaro C Pereira ), que possibilitariam a defesa de costa em caso de situações belicosas, dado o caráter de instabilidade política mundial daquela época. A bateria anteriormente mencionada, é palco, todos os sábados pela manhã no horário das 08:00 horas, da troca da bandeira, efetuada pela guarnição de serviço, com trajes de época, que efetuam uma salva de disparos de canhão. Ressalte-se que o nome do forte é uma homenagem ao marechal Francisco Carlos da Luz.


CENTRO HISTÓRICO DE SÃO FCO DO SUL
Área Central da cidade


Na solitária do Museo de São Francisco do Sul
Antigo extintor de incêndios

Ferro de passar roupas com uso de brasa

Foto de Getúlio Vargas que visitou a cidade

Carro Funebre
"Palácio da Praia do Motta"

Atual Museu Histórico de São Francisco do Sul.O Museu Histórico de São Francisco do Sul, localizado a Rua Cel. Oliveira, é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco. Construído no final do século XVIII, foi utilizado, segundo o costume da época, como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, sendo que, serviu de prisão á líderes revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado, era conhecido na época como "Palácio da Praia do Mota". O Museu Histórico Municipal, abriga em suas salas e celas, vários objetos doados pela comunidade francisquense, tais como; documentos, plantas, jornais e utensílios, comuns ao dia a dia dos antepassados do povo francisquense. A história da comunidade francisquense, é belamente ilustrada, nas varias fotografias inseridas nas paredes das celas, sendo que no pátio exterior, encontram-se expostos moinhos de cana e mandioca, bem como, uma máquina utilizada na fabricação de telhas, e um carro fúnebre do início do século, além disso, existe também uma, cela solitária, que era utilizada na detenção de doentes mentais e perigosos criminosos.


Altar da catedral de São Fco do Sul
Igreja Matriz

 A Construção

Quando em 1642, Antônio Fernandes iniciou a povoação da vila, já existia por aqui uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Graça, ignorando-se a época e o local de sua construção. CABRAL afirma que mais tarde, com o povoamento iniciado por Manoel Lourenço de Andrade em 1658, foi construída uma nova igreja sob a invocação da mesma santa. Em 1768, em função da prosperidade alcançada pela vila, resolveram, o Conselho, juntamente com os principais da Vila e com o povo, edificar um novo templo na localidade; a fiscalização da obra foi dada ao Vigário da época "Padre Manoel de Nazareth" e contratado para construtor e pedreiro "Caetano Gomes da Costa" que foi ajudado pelos milicianos, pelos escravos e também pelo povo. A argamassa utilizada na construção era composta de cal de concha, areia e óleo de baleia.O construtor havia orçado a obra da igreja em quinhentos mil réis. Foi processado e multado pelo Conselho por ter ultrapassado o orçamento, sem ter iniciado o reboco interno e a pintura. Tais melhoramentos somente tiveram andamento vinte anos após, contando com o apoio financeiro de toda a população.A encomenda da pia bastimal e mais duas pias para água benta foram contratadas em 1802, pela Câmara, ao mestre pedreiro "José da Encarnação". Complementando as obras de implantação da Matriz, foi trazido do Rio de Janeiro, em 1823 o órgão que até hoje é utilizado nos atos religiosos, afirma a professora Andréa de Oliveira.
Fazendo um lanchinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário