15 de agosto de 2010

Visita do D. Trude ao local onde nasceu em 30/04/1934

Na hoje cidade de Guabiruba/SC ( na época Brusque) minha mãe a D. Trude, nasceu na localidade de Pomerânia, num local ingreme, onde a fonte de renda era a agricultura., seu paí Vicenz Erthal (falecido em 1936) casou-se com Maria Otilia Erthal e teve 5 filhos Antônio, Ignez, Vicenz(puca), Irene e a Gertrudes. Minha vó casou-se novamente com Rainoldo Venske em 1940 e tiveram mais unm filho de nome Leornado Venske. 
Hoje fomos visitar o local onde minha mãe nasceu, minha avó vendeu a terra após a morte de meu avô em 1936, que foi adquirido pela família Tainolli. A casa ao fundo foi feita com madeira da antiga casa de minha mãe.
Acima a minha esposa Tatinha a D. Trude e Sr. Alfredo Trainolli que nasceu em 1933 e conheceu minha mãe quando criança.
Acima a visita ao túmulo de meu avô Vicenz Erthal falecido em 1936 devido a doença chamada Tifo, na foto eu, Tatinha e D. Trude no cemitério de Guabiruba/SC logo acima da catedral.

Em detalhe a lápide contendo o epitáfio escrito em alemão, comum na época:
" Hier
Runt in Got
Mier in treuer Gatte
Un ser liber Vater
Vizenz Erthal
* 22/1/1899
+ 25/06/1936
Bewe in unvergessen
Ruhe Sanft"

Tradução:
Na paz do Senhor 
Meu marido fiel
E um pai querido
Vizenz Erthal
* 22/1/1899
+ 25/6/1936
Não será esquecido
Descanse em paz

D. Trude, Tatinha, Zeco e Ana na saída do cemitério

Nenhum comentário:

Postar um comentário